18 de novembro de 2013

Ordem de apresentação: 95
Exposição: ATUACAO INTERNACIONAL DO MINISTERIO PUBLICO MILITAR EM MISSOES DE PAZ

Trabalho de tropa brasileira no Líbano

A promotora de Justiça Militar Najla Nassif Palma esteve no Líbano acompanhando o trabalho desenvolvido pela tropa brasileira na Força-Tarefa Marítima (FTM), da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). São militares brasileiros na região, a maioria deles tripulantes da Fragata União, navio capitânia da esquadra responsável pela vigilância da costa libanesa.

De acordo com a promotora, que ministra palestras sobre Direito Internacional no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) para os militares que integram a missão, “o trabalho realizado pela Marinha na Força Tarefa Marítima da UNIFIL contribui para a consolidação da posição brasileira no cenário internacional, destacando nosso país como um importante ator na Manutenção da Paz”.

A relevância do trabalho de vigilância da FTM-UNIFIL na região foi aumentada após o conflito na Síria. Em março de 2013, a FTM-UNIFIL atingiu a marca de 50.000 interrogações de navios em trânsito na área marítima de operações e, após o início da guerra civil na Síria, conseguiu impedir o desembarque, na costa do Líbano, de armamentos destinados aos rebeldes opositores ao governo. Uma das preocupações da ONU é que, acobertados por esse fluxo maior de navios, contrabandistas tentem usar o litoral do país para levar armas à Síria.

A esquadra da FTM-UNIFIL é formada por navios de guerra e helicópteros do Brasil, Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia, Itália e Turquia. Os navios patrulham o mar adentro a partir da costa libanesa, que tem aproximadamente 220 quilômetros de extensão.

A promotora Najla Palma integrou também a comitiva do Ministério da Defesa e do Comando em Chefe da Esquadra da Marinha na viagem de avaliação e manutenção do navio capitânia da FTM-UNIFIL no mês anterior, outubro de 2013.