Histórias de Vida
Com a progressiva conscientização acerca da importância do resgate da memória da Instituição, iniciada na década de 1990, vários projetos foram lançados a fim de recuperar informações, arquivos e outros dados de interesse histórico, desde a criação do Ministério Público Militar em 1920.
Nesse mister, a instalação do Programa de História Oral, pelo qual são coletados depoimentos de pessoas cujas histórias de vida estão associadas à trajetória da Instituição, tem se mostrado uma das mais relevantes iniciativas da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, por meio da qual já foram publicados dois volumes, contendo, cada um, o valioso testemunho de antigos membros do MPM.
Importante assinalar que o Programa de História Oral segue um plano metodológico previamente estruturado, que se acha condensado no Manual de História Oral. A rede de depoentes, membros e/ou servidores, é cuidadosamente constituída, levando-se em conta os questionamentos estabelecidos no âmbito das pesquisas. As entrevistas são conduzidas por profissionais experientes e reconhecidos. Depois de gravadas em suporte digital, são transcritas e meticulosamente editadas, num processo que adapta a linguagem falada para a escrita, sem prejuízo da espontaneidade da oralidade, e em cujo contexto nomes, datas e fatos são verificados com os depoentes, que concedem uma aprovação final para a divulgação do material. As versões finais das entrevistas estão disponíveis para consulta dos interessados e são publicadas sob os auspícios da série editorial Histórias de Vida.
A obra Histórias de vida: volume 1, organizada pelo historiador Gunter Axt e lançada em 30 de março de 2016, data da inauguração do Centro de Memória do Ministério Público Militar, contempla o testemunho de 18 membros aposentados do MPM, todos entrevistados em 2015, a saber: Durval Ayrton Moura de Araujo, Paulo Duarte Fontes, Marly Gueiros Leite, Gilson Ribeiro Gonçalves, Rutílio Tôrres Augusto, João Jayme Araujo, Jorge Luiz Dodaro, Maria Marli Crescêncio Pereira, Vera Regina da Mota Coelho Americano Alves de Brito, João Alfredo da Silva, Olympio Pereira da Silva Junior, Renato da Cunha Ribeiro, João Ferreira de Araújo, Marco Antonio Pinto Bittar, José Carlos Couto de Carvalho, Marisa Terezinha Cauduro da Silva, Nelson Luiz Arruda Senra e Francisco Leite Chaves. A íntegra da publicação pode ser acessada neste link.
Dedicado ao centenário da Instituição, a obra Histórias de vida, volume 2: Edição Especial do Centenário do Ministério Público Militar, lançada em 30 de março de 2022, marcou também o aniversário de 6 anos de instalação do Centro de Memória do MPM. Para o segundo volume foram entrevistados, entre 2015 e 2019, 12 membros aposentados, listados na sequência: Flávio Benjamin Corrêa de Andrade, Luiz Sérgio Chame, Luiz Antônio Bueno Xavier, Paulo César de Siqueira Castro, Hélio Silva da Costa, Péricles Aurélio Lima de Queiroz, Marcelo Melo Barreto de Araújo, Lucia Beatriz de Mattos Cone, Mário Sérgio Marques Soares, Maria Luiza Monteiro de Melo, Ione de Souza Cruz e Jorge Cesar de Assis. Dentre os entrevistados, destaca-se o Doutor Péricles Aurélio Lima de Queiroz, que ocupa desde 1º de junho de 2016 o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar, e que já havia sido entrevistado, em vídeo, antes de sua inativação no cargo de Subprocurador-Geral de Justiça Militar. A publicação pode ser acessada neste link.
Para ler as entrevistas, precedidas das respectivas biografias, basta clicar no nome do depoente, indicado na galeria a seguir.