18 e 19 de outubro de 2017

Ordem de apresentação: 151
Exposição: ATUACAO INTERNACIONAL DO MINISTERIO PUBLICO MILITAR EM MISSOES DE PAZ

Simpósio em Brasília abordou os 13 anos de participação do Brasil na MINUSTAH

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil ao coordenar o Simpósio Internacional “Brasil no Haiti, um caso de sucesso” teve por objetivo marcar o êxito da trajetória brasileira nos 13 anos em que participou da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

Realizado nas instalações do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, o Simpósio abordou temas relevantes às ações desencadeadas pelo componente militar da MINUSTAH no país caribenho, destacando-se: início da missão; estabilização do Haiti; ações humanitárias e o terremoto de 2010; Furacão Matthew e desmobilização do contingente.

A abertura do Simpósio contou com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann, e dos comandantes das três Forças: general, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro; tenente-brigadeiro do ar, Nivaldo Luiz Rossato, comandante da Força Aérea Brasileira, e do almirante de esquadra, Ilques Barbosa Junior, comandante interino da Marinha do Brasil.

A promotora de Justiça Militar Najla Nassif Palma foi uma das palestrantes do Simpósio, ela tratou do tema “Diagnóstico Penal Militar do Peacekeeper Brasileiro no Haiti”. Esse é também o título do artigo da promotora publicado no livro “A Participação do Brasil na MINUSTAH (2004-2017): percepções, lições e práticas relevantes para futuras missões“, lançado durante o evento. A obra é uma coletânea de 13 artigos, de autoria de civis e militares, abordando o esforço integrado durante a MINUSTAH.

Versão da publicação em inglês.
Versão da publicação em espanhol.