19 de agosto de 2013

Ordem de apresentação: 89
Exposição: ATUACAO INTERNACIONAL DO MINISTERIO PUBLICO MILITAR EM MISSOES DE PAZ

19 de agosto – Dia Mundial da Ação Humanitária

A Assembleia Geral da ONU proclamou 19 de agosto como o Dia Mundial da Ação Humanitária para lembrar o ataque a bomba contra o Hotel Canal em Bagdá, no Iraque, que em 2003 causou a morte de 22 funcionários das Nações Unidas, incluindo o principal enviado da Organização ao país do Oriente Médio, o brasileiro Sergio Vieira de Mello.

Para marcar a data, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e as Nações Unidas, com apoio da Fundação Alexandre de Gusmão, realizaram no dia 19 de agosto de 2013, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o seminário internacional 10 anos sem Sergio Vieira de Mello. O seminário foi aberto pelo então ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, pela subsecretária-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, e pelo coordenador residente da ONU, Jorge Chediek.

Na oportunidade, foi apresentado um painel sobre a vida e o legado de Sergio Vieira de Mello. Também foram exibidos depoimentos gravados de pessoas próximas a Sergio. Participaram ainda da homenagem: o ex-presidente do Timor-Leste e representante especial do secretário-geral da ONU para Guiné-Bissau, José Ramos-Horta; o coordenador residente da ONU na Colômbia, Fabrizio Hochschild; a coordenadora da ONU no Panamá, Kim Bolduc; e o diretor do escritório do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) em Nova York, Udo Janz.

Durante o evento, foi lançada a campanha para o Dia Mundial da Ação Humanitária, comemorado em todo o mundo. A campanha é uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) e, em 2012, mobilizou um bilhão de pessoas no mundo todo, que uniram suas vozes em favor da causa humanitária.

O conceito da campanha foi “vamos transformar palavras em ações”. A iniciativa era um convite para a escolha da melhor palavra para completar a frase “O mundo precisa de mais…”. Numa plataforma online, que funcionava como um mercado de palavras, os participantes tiveram diversas opções.

Empresas de todo o mundo foram convidadas a patrocinar uma palavra de sua escolha, por uma quantia também de sua escolha. Uma vez que a empresa parceira assumiu o compromisso de transformar a palavra escolhida em realidade, por meio do patrocínio, a palavra iria para o mercado de palavras. Cada palavra teve apenas um único patrocinador mundial.

O dinheiro arrecadado com esta campanha foi destinado ao fundo humanitário global, que atendia às principais crises humanitárias: Somália, Haiti, Síria, Iêmen e Mianmar. (Com informações do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil)