30 de maio de 2014

Ordem de apresentação: 103
Exposição: ATUACAO INTERNACIONAL DO MINISTERIO PUBLICO MILITAR EM MISSOES DE PAZ

MPM participou de evento sobre os 10 anos da MINUSTAH

Marinha do Brasil promoveu, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro/RJ, o seminário “A MINUSTAH e o Brasil – 10 anos pela paz no Haiti”. A promotora de Justiça Militar, Najla Nassif Palma, representou o Ministério Público Militar no evento, alusivo aos 10 anos de presença do Brasil no Haiti e ao Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz da ONU, comemorado no dia 29 de maio.

Especialistas militares das Nações Unidas e do meio acadêmico avaliaram e debateram os desafios enfrentados pela Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e pelo Brasil desde 2004 e as perspectivas das Operações de Paz brasileiras no futuro, após a experiência no Haiti. O MPM participa regularmente da formação dos militares brasileiros que integram as Missões de Paz das Nações Unidas, proferindo palestras no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.

Criada no dia 30 de abril de 2004 e instituída no dia 1º de junho do mesmo ano, a MINUSTAH tinha por objetivo estabilizar o país, restabelecendo a ordem institucional e econômica, além de pacificar e desarmar grupos guerrilheiros e rebeldes.