5 a 9 de junho de 2013

Ordem de apresentação: 85
Exposição: ATUACAO INTERNACIONAL DO MINISTERIO PUBLICO MILITAR EM MISSOES DE PAZ

Promotora de Justiça Militar participou de ativação de tropa brasileira no Haiti

A promotora de Justiça Militar, Najla Nassif Palma, integrou comitiva do Ministério da Defesa (MD) em viagem de ativação do 18º Contingente Brasileiro na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). De acordo com as Diretrizes para os países que contribuem com tropas para a MINUSTAH, elaborada pela Organização das Nações Unidas, a cada seis meses o Brasil substituía todo o contingente que integrava a Missão de Paz.

O Ministério Público Militar participou da formação dos contingentes militares brasileiros que atuavam na MINUSTAH. Desde 2010, a promotora Najla Palma ministrou palestras e aulas sobre Direito Internacional Humanitário e Missões de Paz para os militares que integravam essa missão. O Estágio de Preparação para Comandantes de Organizações Militares e Estado-Maior foi coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

A importância da iniciativa da viagem está em conhecer, vivenciar as condições dessas Missões de Paz no próprio terreno onde são desenvolvidas”, avaliou Najla Palma. Foi esse exatamente o objetivo do MD ao montar a comitiva: permitir aos integrantes realizar contatos com o contingente brasileiro no Haiti, buscando aperfeiçoar os processos e procedimentos.